Olá! Sou Ana Paula Matheus, professora da
rede pública e recém-especialista em Educação Digital para os Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),
no Paraná.
Neste post, compartilho meu Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido como parte da especialização. O
título do artigo é:
"O Ensino Híbrido na Prática Pedagógica de
Ciência e Tecnologia em um Centro de Educação Integral de Curitiba"
O trabalho investiga como o ensino híbrido
pode ser integrado à prática pedagógica de Ciência
e Tecnologia, com o objetivo de personalizar a aprendizagem dos
estudantes e aproximar o fazer pedagógico das realidades digitais que eles já
vivenciam fora da escola.
📄 Resumo do TCC
O estudo foi desenvolvido com turmas do ensino
fundamental I em uma escola pública de tempo integral em Curitiba. Utilizando
uma abordagem qualitativa e fundamentado em autores como Bacich, Moran,
Horn, Papert, Jenkins e Santaella, o trabalho
analisa como a combinação entre ensino presencial e digital — estruturada de
forma intencional — pode tornar a aprendizagem mais significativa, autônoma,
colaborativa e conectada à cultura digital dos estudantes.
🧠
Principais contribuições do trabalho
- Promove o uso consciente das tecnologias digitais na educação;
- Mostra como o professor pode atuar como mediador e curador de
experiências de aprendizagem;
- Evidencia a importância de práticas que respeitem os ritmos e
linguagens diversas das crianças;
- Aponta desafios reais como infraestrutura e formação docente
contínua;
- Apresenta exemplos concretos de atividades híbridas desenvolvidas
em um Centro de Educação Integral de Curitiba.
🔎 Palavras-chave
Ensino híbrido, educação digital,
personalização da aprendizagem, cultura digital, tecnologia educacional, BNCC, "Idade Mídia", anos iniciais, prática pedagógica, Ciência e Tecnologia.
📥 Acesse o TCC completo em PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário