Artigo de TCC. Ensino Híbrido. Elaborado por Ana Paula Matheus.



Olá! Sou Ana Paula Matheus, professora da rede pública e recém-especialista em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná.

Neste post, compartilho meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido como parte da especialização. O título do artigo é:

"O Ensino Híbrido na Prática Pedagógica de Ciência e Tecnologia em um Centro de Educação Integral de Curitiba"

O trabalho investiga como o ensino híbrido pode ser integrado à prática pedagógica de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de personalizar a aprendizagem dos estudantes e aproximar o fazer pedagógico das realidades digitais que eles já vivenciam fora da escola.


📄 Resumo do TCC

O estudo foi desenvolvido com turmas do ensino fundamental I em uma escola pública de tempo integral em Curitiba. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentado em autores como Bacich, Moran, Horn, Papert, Jenkins e Santaella, o trabalho analisa como a combinação entre ensino presencial e digital — estruturada de forma intencional — pode tornar a aprendizagem mais significativa, autônoma, colaborativa e conectada à cultura digital dos estudantes.


🧠 Principais contribuições do trabalho

  • Promove o uso consciente das tecnologias digitais na educação;
  • Mostra como o professor pode atuar como mediador e curador de experiências de aprendizagem;
  • Evidencia a importância de práticas que respeitem os ritmos e linguagens diversas das crianças;
  • Aponta desafios reais como infraestrutura e formação docente contínua;
  • Apresenta exemplos concretos de atividades híbridas desenvolvidas em um Centro de Educação Integral de Curitiba.

🔎 Palavras-chave

Ensino híbrido, educação digital, personalização da aprendizagem, cultura digital, tecnologia educacional, BNCC, "Idade Mídia", anos iniciais, prática pedagógica, Ciência e Tecnologia.


📥 Acesse o TCC completo em PDF

"O Ensino Híbrido na Prática Pedagógica de Ciência e Tecnologia em um Centro de Educação Integral de Curitiba"

 

“Este artigo foi elaborado por Ana Paula Matheus, especialista em Educação Digital pela UEL.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário