Projeto "O Sistema Solar" (em construção)
- As turmas de 1°, 2° e 3° ano irão assistir o
filme em DVD "Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme" que será dividido
em duas partes de 45 minutos em duas aulas.
![]() |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_R%C3%A1-Tim-Bum,_o_Filme#/ media/File:Castelo_R%C3%A1-Tim-Bum_-_O_Filme.jpg |
A história explora o conceito dos Stradivarius, uma
família tradicional de feiticeiros que é
meramente mencionada na série original. Com a chegada iminente do alinhamento dos planetas, um
evento que fortalece os poderes de todos os magos, Losângela (Marieta Severo) rouba o
livro de magia de Morgana (Rosi Campos) o que causa a perda dos poderes de
Morgana e do Dr. Victor (Sérgio Mamberti).
Losângela se alia ao Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) e seu ajudante Rato (Matheus Nachtergaele), ambos com intenções de demolir o Castelo.
As esperanças do Castelo ficam nas mãos do sobrinho
de Morgana e Victor, Antônino ''Nino'' Stradivarius, um menino de 300 anos
aprendiz de feiticeiro. Nino também procura lidar com o fato de que não é um
garoto normal, o que dificulta sua capacidade de fazer amigos. No entanto, é
justamente fazendo amizade com as crianças Cacau, João e Ronaldo que ele encontra
um meio de salvar o Castelo e seus tios.
Após o filme, na segunda parte da aula, iremos recordar
algumas cenas onde é apresentado o Sistema Solar (ainda com 9 planetas), e
dialogar sobre a retirada do Planeta Plutão (planeta anão) da lista. Depois desta
roda de conversa os alunos irão acessar o blog da professora, em CIÊNCIAS,
clicar em CONHECENDO O SISTEMA SOLAR. Antes
de jogarem, a professora irá apresentar no telão da sala, as instruções
narradas da atividade.
Quando cada Planeta for encaixado corretamente em sua órbita e na ordem certa, é apresentado um texto narrado sobre o Planeta. Fazer com que percebam o caminho que os planetas realizam em torno do Sol, cada um em sua órbita.
Depois de completarem os 8 planetas, as crianças escolherão um que mais gostaram para desenhar em folha sulfite. (disponibilizar objetos redondos para que façam círculos) Os maiores de 3º e 4º ano, irão também acrescentar um pequeno texto ao seu desenho. Pode ser o texto apresentado na própria atividade, ou textos disponibilizados pela professora como: livros, enciclopédias, revistas, etc., bem como informações retiradas de sites confiáveis pela internet (com orientação da professora).
Quando cada Planeta for encaixado corretamente em sua órbita e na ordem certa, é apresentado um texto narrado sobre o Planeta. Fazer com que percebam o caminho que os planetas realizam em torno do Sol, cada um em sua órbita.
Depois de completarem os 8 planetas, as crianças escolherão um que mais gostaram para desenhar em folha sulfite. (disponibilizar objetos redondos para que façam círculos) Os maiores de 3º e 4º ano, irão também acrescentar um pequeno texto ao seu desenho. Pode ser o texto apresentado na própria atividade, ou textos disponibilizados pela professora como: livros, enciclopédias, revistas, etc., bem como informações retiradas de sites confiáveis pela internet (com orientação da professora).
- No telão da sala, projetar a segunda parte do filme. Realizar uma roda de conversa com as dúvidas e impressões apresentadas pelas crianças. Depois acessar o blog da professora, entrar em CIÊNCIAS, e clicar em JOGO DO SISTEMA SOLAR - 2. A professora irá mostrar todo o processo de como realizar a atividade no telão da sala. Nesta atividade é exibido um pequeno texto e curiosidades sobre cada Planeta conquistado.
– Todas as turmas irão
produzir no aplicativo de desenho do netbook (tux paint) uma ilustração
relacionada ao Sistema Solar. Neste aplicativo estão disponíveis diversos itens
relacionados ao Universo, como Sol, Lua, Planetas etc. em formato de carimbos,
além de ferramentas de desenho apropriadas para a construção deste desenho. A
professora deixará disponível materiais diversos para consulta como: livros,
enciclopédias, revistas e o site de busca google.com (com auxílio, para
buscarem sites confiáveis e não se dispersarem do tema SISTEMA SOLAR)
- Nesta aula, um simulador do sistema solar será mostrado no telão. Todas as funcionalidades, caminhos, características
e curiosidades deste site serão apresentadas pela professora. Este simulador será
acessado a partir de uma busca no Google: Solar System Scope.
Depois, cada aluno com seu netbook poderá explorá-lo como quiser. Ao final desta aula, as crianças poderão retomar os games sobre o Sistema Solar, já realizado em aulas anteriores, e escolher com autonomia o que quiserem recordar.
Depois, cada aluno com seu netbook poderá explorá-lo como quiser. Ao final desta aula, as crianças poderão retomar os games sobre o Sistema Solar, já realizado em aulas anteriores, e escolher com autonomia o que quiserem recordar.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=u2nod-ek7ys&feature=emb_title
- Nesta semana, será apresentada aos alunos uma viagem ao Espaço através de uma história, O MENINO E O FOGUETE, que será mostrada no telão. A professora deverá narrar os acontecimentos em todos os cenários.
A professora também deverá comentar sobre o Planeta Plutão, que desde 2005 deixou de fazer parte da lista dos Planetas por ser um Planeta anão. Depois, irão receber uma folha sulfite (1º e 2° ano) onde deverão se desenhar em um foguete a caminho do espaço, ou utilizar o "paint" para sua criação. Os maiores (3° e 4º ano) realizarão a atividade no aplicativo de desenho (tux paint) do netbook.
- Nesta semana, será apresentada aos alunos uma viagem ao Espaço através de uma história, O MENINO E O FOGUETE, que será mostrada no telão. A professora deverá narrar os acontecimentos em todos os cenários.
A professora também deverá comentar sobre o Planeta Plutão, que desde 2005 deixou de fazer parte da lista dos Planetas por ser um Planeta anão. Depois, irão receber uma folha sulfite (1º e 2° ano) onde deverão se desenhar em um foguete a caminho do espaço, ou utilizar o "paint" para sua criação. Os maiores (3° e 4º ano) realizarão a atividade no aplicativo de desenho (tux paint) do netbook.
– Semana do LEGO. As crianças irão
construir um foguete em grupos. 1º e 2º ano com a caixa verde (que contém peças
maiores), 3º e 4º ano com a caixa vermelha (peças menores: robótica). Depois
deverão apresentar seus projetos para os demais grupos da sala, contando suas
especificações, funcionalidades e característica que construíram em seu
foguete. Depois, poderão construir algo de sua preferência com autonomia.
- As crianças deverão acessar o blog da
professora, em CIÊNCIAS, e realizar a atividade JOGO
DO SISTEMA SOLAR - 1 onde Plutão ainda fazia parte. Esta atividade
deverá ser realizada 5 vezes, para que as crianças compreendam a sequência dos
Planetas. Depois, deverão entrar no JOGO DA FORCA DO SISTEMA SOLAR, Também
no blog da prof. em CIÊNCIAS. Para 1º e 2º ano, deixar os nomes dos Planetas
escritos no quadro para que eles completem com facilidade o jogo.
– Nos computadores, cada dupla irá abrir o programa paint (ferramenta de desenho) clicando no botão iniciar (canto inferior esquerdo), depois em programas, acessórios, paint. Irão explorar com autonomia para se ambientarem com o programa, conhecer todas as ferramentas (com auxílio da professora no que precisarem). Para os primeiros anos, a professora irá abrir o programa em cada computador.
– Nos computadores, cada dupla irá abrir o programa paint (ferramenta de
desenho).
Para os primeiros anos, a professora irá abrir o programa em cada computador.
Depois, deverão desenhar um dos oito planetas (1° ano), a sua escolha. As
outras turmas irão desenhar tudo o que conseguirem do Sistema Solar. Para esta
atividades, as crianças poderão observar o painel do sistema solar que se
encontra no pátio interno da escola, o planetário, livros, revistas, imagens
expostas na parede da sala, site de busca Google, etc.
- Filme: Mosconautas: No mundo da Lua. 2008 ‧ Fantasia/Aventura ‧ 1h 25m
Depois em duplas, as crianças poderão explorar livremente os sites e também pesquisar seu endereço residencial.
Os links com os sites se encontram no blog da prof. em Ciências.
Auxiliar individualmente e em duplas as crianças de 1° e 2° ano.
- Fazer perguntas do tipo: agora está DIA ou NOITE? Como surge o DIA? E a NOITE? Assistir no telão da sala o vídeo da KIKA, disponível no blog em Ciências. Construir as palavras: ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO.
1° e 2° anos: Nos computadores, abrir o "paint", dividir a tela em duas partes, então, desenhar na primeira uma cena de dia e na outra uma cena de noite.
3° e 4° anos: No paint, dividir a tela em duas partes e criar uma imagem para a Rotação e outra para a Translação, também poderão incluir um pequeno texto explicativo.
- Assistir a história: Capitão Tormenta e Paco em: Movimentos da Terra, disponível no blog em Ciências (a professora deverá narrar a história). Depois, com o auxílio do planetário, as crianças deverão manipulá-lo e realizar os movimentos da Terra e da Lua com relação ao Sol.
- 1º e 2º ano = No telão da sala, assistir o desenho animado da História da Astronomia.
Depois, realizar uma ilustração no "Paint" sobre a história.
3º e 4º ano = No blog da prof, em ciências, realizar o Quiz do Sistema Solar em duplas. Depois realizar a leitura do Desenho animado Viagem à Lua. Abrir a ferramenta de desenho "Paint" e criar uma ilustração para a história.
- Explorar o site da revista Ciência Hoje. Auxiliar individualmente as crianças de 1° e 2° ano.
Os links com os sites se encontram no blog da prof. em Ciências.
Auxiliar individualmente e em duplas as crianças de 1° e 2° ano.
- Fazer perguntas do tipo: agora está DIA ou NOITE? Como surge o DIA? E a NOITE? Assistir no telão da sala o vídeo da KIKA, disponível no blog em Ciências. Construir as palavras: ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO.
1° e 2° anos: Nos computadores, abrir o "paint", dividir a tela em duas partes, então, desenhar na primeira uma cena de dia e na outra uma cena de noite.
3° e 4° anos: No paint, dividir a tela em duas partes e criar uma imagem para a Rotação e outra para a Translação, também poderão incluir um pequeno texto explicativo.
- Assistir a história: Capitão Tormenta e Paco em: Movimentos da Terra, disponível no blog em Ciências (a professora deverá narrar a história). Depois, com o auxílio do planetário, as crianças deverão manipulá-lo e realizar os movimentos da Terra e da Lua com relação ao Sol.
- 1º e 2º ano = No telão da sala, assistir o desenho animado da História da Astronomia.
Depois, realizar uma ilustração no "Paint" sobre a história.
3º e 4º ano = No blog da prof, em ciências, realizar o Quiz do Sistema Solar em duplas. Depois realizar a leitura do Desenho animado Viagem à Lua. Abrir a ferramenta de desenho "Paint" e criar uma ilustração para a história.
- Explorar o site da revista Ciência Hoje. Auxiliar individualmente as crianças de 1° e 2° ano.
- Vídeo Discovery na Escola: O Sistema Solar, disponível no blog da prof em Ciências. (3° e 4° anos).
1° e 2° anos - Realizar uma atividade de pintura, recorte e colagem dos planetas impressos pela professora. Estes serão colados em cartolinas em forma de "cartinhas", para que que levem para casa e que possam montar a sequência dos planetas e também um jogo da memória.
- As turmas irão assistir o filme ET O extraterrestre em duas aulas.
- Ensino Híbrido: Realizarão um circuito de atividades na sala. (rotação por estações) 1 - Atividades nos computadores; 2 - Construção com os kits lego; 3 - Desenho, pintura, recorte e colagem em folhas sulfite; 4 - Leitura de livros diversos; 5 - Netbooks. Todas as atividades estarão relacionadas com o Projeto Sistema Solar.
1° e 2° anos - Realizar uma atividade de pintura, recorte e colagem dos planetas impressos pela professora. Estes serão colados em cartolinas em forma de "cartinhas", para que que levem para casa e que possam montar a sequência dos planetas e também um jogo da memória.

Um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto
chamado Elliott de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que
ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço
secreto americano. O menino ajuda o ET a regressar ao seu planeta.
- Ensino Híbrido: Realizarão um circuito de atividades na sala. (rotação por estações) 1 - Atividades nos computadores; 2 - Construção com os kits lego; 3 - Desenho, pintura, recorte e colagem em folhas sulfite; 4 - Leitura de livros diversos; 5 - Netbooks. Todas as atividades estarão relacionadas com o Projeto Sistema Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário